Lary, cantora e compositora
Reprodução/Instagram

Lary, artista em ascensão no mercado fonográfico brasileiro, se jogou no mundo da música em 2016. Desde então, ela vem mostrando seu sólido trabalho como cantora no segmento R&B pop.

Mas não para por aí. Além disso, a niteroiense possui uma carreira de sucesso como compositora. Seu repertório de composição gravadas por ela e outras estrelas é grande, já chega a quase 100 músicas lançadas, e conta com sucessos na voz de grandes nomes como Tília, Rebecca, 3030, Banda Fuze e BFF Girls.

A cantora revela que começou a compor para sua própria carreira e, durante a pandemia, recebeu convites para escrever com outros compositores, além de receber encomendas de faixas específicas para outros cantores:

Comecei a compor para o meu trabalho autoral, e esse processo se desenvolveu muito durante a pandemia. Foi quando meu trabalho como compositora começou a ser mais reconhecido. Recebi convites para participar de songcamps, que são encontros de compositores, e também encomendas de algumas artistas, como Tília e Rebecca.

Sempre quando Lary começa a compor, ela define se será para ela ou para outra pessoa. Além disso, muitos fatores influenciam na forma que ela compõe, como entender o objetivo da música na carreira do outro artista, qual será o formato de lançamento, importância e a mensagem que vai passar:

Eu já começo sabendo para quem estou fazendo. Se é para mim, é um processo muito meu, a partir das referências que quero para o meu trabalho. Se é para outro artista, faço de acordo com todo o briefing que ele passa, a vibe que quer, o papo, a sonoridade. Já aconteceu de terminar uma encomenda e me apaixonar pelo som como se fosse meu! Mas faz parte, é só fazer mais. Prefiro começar pelas letras e ir adicionando métricas e melodias. Mas é um processo muito pessoal. Trabalho com muitos compositores que começam pela melodia, por exemplo. Quando é para outro artista, gosto de conversar antes, entender o momento pelo qual está passando, os objetivos, o planejamento. Se é um single, se é para um álbum, tudo isso influencia na construção!

Compor para outros artistas e ver uma letra sua fazendo sucesso é tão gratificante quanto uma música de seu repertório se tornando um hit. Ela conta que se enche de orgulho quando vê um trabalho de sua autoria ganhando visibilidade:

É muito gratificante! Fico orgulhosa por ser cada vez mais procurada para escrever para outros artistas, desde os que estão começando a alguns que já estão consagrados! É um trabalho paralelo à minha carreira autoral, mas me agrega muito como artista e faço com muito amor e prazer!

Recentemente, Lary dividiu nas redes sociais alguns momentos de composição com alguns nomes super conhecidos na música, como Pocah, RebeccaFlay.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Lary ? (@lary)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!