Thiago Delegado
Crédito: Studio Tertúlia

Desde o dia 24 de Agosto, o Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebe a primeira edição do Encontro do Violão Brasileiro, idealizada e apresentada por Thiago Delegado.

Com curadoria e coordenação geral de Renata Chamilet, a programação se estende até 14 de Setembro e promove um verdadeiro intercâmbio entre gerações de ases do instrumento.

O projeto traz ao público nomes consagrados como os mineiros Juarez Moreira e Nelson Faria, além de cariocas como Márcia Taborda, Hélio Delmiro, Alexandre GismontiLuís Leite, e do paulistano Marco Pereira.

Anfitrião de todos os encontros, Delegado também deu uma masterclass no dia da abertura do encontro, desenvolvida para alunos com conhecimentos básicos de teoria musical e de cifras.

Compositor, arranjador e pesquisador, Thiago falou sobre a iniciativa:

O violão solo sempre esteve presente na minha vida, mas, ao mesmo tempo, era deixado um pouco de lado, pois todos os meus discos foram gravados com banda. Gosto de promover encontros e a Renata [Chamilet] sabe disso. Juntos, pensamos em cruzar cordas entre talentos e gerações de violonistas de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Produtora cultural, Renata complementou as palavras do colega:

O grande desafio em montar essa programação foi ter a visão geral do projeto, que é quase um festival, já que ele passará por quatro cidades. Outro ponto desafiador foi a proposta de o artista se apresentar num show solo. Isso reduziu bem as opções. De toda forma, sabemos que o Encontro do Violão Brasileiro não se esgota em uma única edição. E a cada ano, o desejo é que a diversidade esteja cada vez mais presente.

Confira o restante da programação no CCBB RJ ao final da matéria!

Encontro do Violão Brasileiro no CCBB RJ

O Encontro do Violão Brasileiro já havia passado pelo CCBB Belo Horizonte e, depois do Rio de Janeiro, vai circular por Brasília e São Paulo. Ao todo, são 25 nomes de destaque do violão que participam da primeira temporada do projeto.

LEIA TAMBÉM: Bruna Pena brinca com o conceito das redes sociais no clipe de “Scrooling”; assista

Encontro do Violão Brasileiro no CCBB RJ
THIAGO DELEGADO RECEBE

Dia 31 de agosto, às 19h30
NELSON FARIA

Dia 7 de setembro, às 19h30
MARCO PEREIRA
ALEXANDRE GISMONTI

Dia 14 de setembro, às 19h30
LUÍS LEITE
MÁRCIA TABORDA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!