Como já noticiamos por aqui, a Banda Tereza retomou suas atividades depois de dois anos de hiato fonográfico. Com uma grande mudança em sua formação, que passou de quinteto para trio, o grupo niteroiense chega agora com o videoclipe de “Friday“, segundo single de seu novo álbum. Conversamos com o guitarrista e compositor Mateus Sanches para sabermos um pouco mais sobre essa nova fase.
“Friday” foi a primeira música escrita para o disco e fala sobre aceitar a decadência e reconhecer que aquele projeto de felicidade ruiu, mas é também sobre seguir em frente com isso, sobre ser feliz consigo mesmo – ainda que abraçando paliativos, como são as sextas-feiras. A composição acabou servindo como ponto de partida para as abordagens estéticas e narrativas que permearão o novo trabalho, Animes, Kylie Jenner, Glocks & Remédios.
Falamos com Mateus sobre o clima solar e vivaz que marcou os lançamentos anteriores da banda em contraste com os novos singles, que apresentam uma fase mais madura, com letras reflexivas e um certo peso da vida adulta. Segundo o músico, o que mais influenciou no registro foi a liberdade de “deixar o trabalho fluir mais naturalmente dessa vez, sem pensar muito em prazos ou resultados“:
Além disso, talvez por conta do contexto global (político e pandêmico) em que estamos vivendo, tem algo de sombrio nele. As músicas falam de desesperança, de depressão, da tristeza. Mas ainda é Banda Tereza, então é colorido e deixa um retrogosto de otimismo.
As mudanças não ficaram só na formação e nas temáticas, mas também estão presentes na sonoridade do trio, que passou a explorar harmonias mais brasileiras, como a bossa nova, sem perder de vista a sua essência: o indie. O guitarrista aponta que o resultado dessa mistura pode ser captado em “Friday” e adianta que “ela sintetiza bem a ideia geral desse novo trabalho“. Você confere a novidade logo abaixo.
Continua após o vídeo.
O Novo Álbum da Banda Tereza
Além de Mateus Sanches (guitarra e teclado), a Tereza conta ainda com João Volpi (baixo) e Vinícius Louzada (vocal). Quanto à mudança para trio, os fãs podem ficar tranquilos, não há qualquer inimizade entre os integrantes. As ausências de Rodrigo Martins (bateria) e Sávio Azambuja (guitarra e teclado) no grupo se devem, principalmente, a desencontros geográficos, já que os músicos não residem mais no Brasil.
Em nossa conversa, Mateus conta que o processo de produção dos discos da Tereza “sempre foi mais em frente ao computador“, sem que os integrantes tocassem as músicas ao vivo com formação de banda. Por esse aspecto, a mudança influenciou pouco sonoramente, mas uma quarta participação foi essencial para a construção do álbum: o produtor Kassin.
O ruim foi não ter Rodrigo e Sávio contribuindo mais criativamente, já que eles sempre têm boas ideias a acrescentar. No momento eles estão morando fora do Brasil e ocupados com seus trabalhos. A gente fica aqui na torcida para que no próximo disco possamos estar perto para produzir e tocar juntos novamente. Mas uma grande novidade pra Tereza no aspecto estético e sonoro foi o papel do Kassin no álbum. Além de produzir esse disco novo, o seu trabalho como artista nos influenciou durante a pré-produção. E muita coisa da pré entrou na versão final, como é o caso da ‘Friday’. Tirando a voz e o baixo, tudo foi gravado na pré!
Com dois álbuns lançados e um Prêmio Multishow na bagagem, a Banda Tereza foi formada em 2009 e ganhou bastante visibilidade na Internet numa época em que disponibilizar trabalhos para download gratuito era o que colocava as bandas nos fones do público, isso caiu em desuso com a popularização das plataformas de streaming. O grupo agora está de volta em meio a uma pandemia, onde os artistas passaram a buscar novas maneiras de usar a Internet ao seu favor. Perguntamos ao guitarrista se a banda sentiu um impacto nas mudanças do cenário musical, Mateus analisa que “quando a Tereza nasceu, era tudo indefinido, muito achismo e previsões equivocadas (como o uso da iTunes Store pelas gravadoras). Comparado aqueles dias, agora vivemos num momento muito frutífero e plural para a indústria fonográfica“.
Chegamos aqui completamente perdidos. Tanto por conta desse novo paradigma quanto pela pandemia. Mas queremos aproveitar a viagem. Não temos nos preocupados com ‘dar certo’ ou com números – e isso tem sido maravilhoso. Já está sendo muito gratificante ver que ainda tem uma galera que continuou esperando lançamentos mesmo depois de tanto tempo sumidos. Acho que essa é a melhor parte e é o que vem motivando a gente pra não deixar pra trás a história que construímos.
O álbum Animes, Kylie Jenner, Glocks & Remédios chega as plataformas no dia 29 de Janeiro de 2021, pelo selo indie LAB 344. O novo álbum foi coproduzido por Kassin, que adicionou doses de MPB ao indie melódico da banda. Perguntado se a banda pretendia entrar na onda do momento e fazer alguma live de lançamento, Mateus Sanches diz que pretendem sim armar alguma coisa, mas ainda estão decidindo o quê. Nos resta esperar para poder curtir esse trabalho na íntegra!
NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!