O novo disco de Kanye West (finalmente) está entre nós e, claro, vem recheado de polêmica dentro e fora das músicas.
Com 27 músicas, quase 2 horas de duração e várias faixas com temática gospel novamente, DONDA chegou depois de três eventos de lançamento que vieram acompanhados de datas não cumpridas para a disponibilização nos serviços de streaming.
O último deles, que ocorreu em Chicago, trouxe ainda mais olhares ao já controverso rapper: ele convidou ninguém menos que Marilyn Manson, acusado de abusar sexualmente de pelo menos 15 mulheres, para o palco. Além de Manson, o “recém-cancelado” DaBaby, que foi acusado de homofobia, também apareceu por lá.
Os dois estão na versão de estúdio do novo trabalho, assim como o também polêmico Chris Brown — que, como muitos já sabem, agrediu Rihanna durante o relacionamento com a cantora no passado.
Mas essas são as polêmicas dentro das músicas. Fora delas, a questão é outra: em uma postagem no Instagram, o rapper acusou a sua gravadora de lançar o material sem sua autorização, o que nos faz crer que ele pretendia atrasar novamente a divulgação da obra depois do evento em Chicago.
Além disso, ele também reclamou da ausência da faixa “Jail Pt. 2”, que tem as participações tanto de Manson quanto de DaBaby, e acusou a gravadora de ter bloqueado a entrada da canção. Quando o disco chegou ao streaming, por volta das 9h da manhã deste domingo (29), a faixa de fato não estava disponível — no entanto, ela foi ao ar algumas horas depois e segue presentes nas plataformas.
Kanye West – DONDA
Musicalmente, DONDA mostra Kanye revivendo grandes momentos de sua carreira na questão de produção. É possível identificar influências de diversos trabalhos do passado, desde 808’s & Heartbreak até The Life of Pablo, e alguns dos melhores versos do rapper nos últimos tempos — além de ótimas participações especiais, como as de The Weeknd e Jay-Z.
Você pode ouvir o novo disco abaixo (ao menos por enquanto) e, em seguida, conferir a lista completa de participações e a publicação de Kanye reclamando do suposto lançamento sem sua autorização.
View this post on Instagram
Lista de Participações
- “Donda Chant” (feat. Syleena Johnson)
- “Jail” (feat. Francis & the Lights e Jay-Z, Marilyn Manson teria sido compositor)
- “God Breathed” (feat. Vory)
- “Off the Grid” (feat. Playboi Carti e Fivio Foreign)
- “Hurricane” (feat. Lil Baby e The Weeknd)
- “Praise God” (feat. Baby Keem e Travis Scott)
- “Jonah” (feat. Lil Durk e Vory)
- “Ok Ok” (feat. Fivio Foreign e Lil Yachty)
- Junya (feat. Playboi Carti)
- “Believe What I Say” (com sample de Lauryn Hill)
- “24” (feat. Vory)
- “Remote Control” (feat. Young Thug)
- “Moon” (feat. Don Toliver e Kid Cudi)
- “Heaven and Hell”
- “Donda” (feat. Stalone e Tony Williams)
- “Keep My Spirit Alive” (feat. Conway the Machine, KayCyy e Westside Gunn)
- “Jesus Lord” (feat. The LOX, Jay Electronica e Swizz Beatz, com produção de Gesaffelstein)
- “New Again” (feat. Chris Brown)
- “Tell the Vision” (feat. Pop Smoke)
- “Lord I Need You”
- “Pure Souls” (feat. Roddy Ricch e Shenseea)
- “Come to Life”
- “No Child Left Behind” (feat. Sunday Service e Vory)
- “Jail Pt. 2” (feat. DaBaby)
- “Ok Ok Pt. 2”
- “Junya Pt. 2” (feat. Playboi Carti e Ty Dolla $ign)
- “Jesus Lord Pt. 2” (com produção de Gesaffelstein)
NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!